Girl MOVE Academy lança nova edição do Changema-ker LAB, o laboratório de inovação social liderado por mulheres moçambicanas | Galp Moçambique

O laboratório de inovação Changemaker LAB desenvolvido pela Girl MOVE Academy activa o talento local Moçambicano e em parceria com empresas desenvolve soluções para dar resposta aos desafios reais que as comunidades vivem. Em 2022 as soluções que vão ser desenhadas são nas áreas das energias renováveis e mobilidade, economia circular, paz, agricultura e nutrição, saneamento, saúde, literacia digital e literacia financeira.

A Girl MOVE tem vindo, cada vez mais, a reforçar o seu posicionamento como uma Academia que cria valor e impacto real no mundo com o desenho e implementação de processos de co-criação de soluções. Para isso, criou o Changemaker LAB, um programa de inovação que contribui para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030. Um programa intensivo de 4 meses onde Girl MOVERS - jovens moçambicanas licenciadas, trabalham nas comunidades de Nampula para testar e validar ideias para resolver desafios económicos e sociais em Moçambique.

“Estamos a activar o talento local e a potenciar a liderança empreendedora para desenvolver soluções de impacto eficazes, testadas e adaptadas às necessidades reais destas comunidades.”, explica Inês Moreira Barreto, coordenadora do Changemaker LAB na Girl MOVE.

Em 2022, vão ser apresentadas 9 novas soluções desenhadas por verdadeiras Changemakers moçambicanas que respondem aos desafios propostos pelas empresas parceiras deste projecto nas áreas estratégicas de actuação e principal investimento: energias renováveis e mobilidade, economia circular, paz, agricultura e nutrição, saneamento, saúde, literacia digital e literacia financeira.

Para além de potenciar o talento feminino moçambicano, a Girl MOVE Academy tem acesso privilegiado a comunidades locais em Nampula, que permitem a recolha de informação para criar/adaptar modelos de negócio e avaliar a sua sustentabilidade social e financeira. A proposta de valor para a resolução de problemas está baseada na colaboração, criatividade, aprendizagem por experimentação, empatia, e experiências práticas com trabalho de campo. Em 2 anos, foram testadas 16 soluções de impacto. E para além das mais de 3000 raparigas e mulheres dos programas da Girl MOVE Academy, o Changemaker LAB já impactou mais de 2000 beneficiários directos que incorporaram directamente as soluções criadas nas suas vidas e negócios, contanto com mais de 8500 beneficiários indirectos nas comunidades.

Em 2020, com a solução New Masks Biz Off Grid, em parceria com o ACNUR e financiado pela GIZ e Cooperação Alemã, foi promovida a inclusão económica e do uso de energias renováveis para a mitigação dos impactos negativos da pandemia. Foram produzidas e entregues 2400 máscaras feitas por mulheres costureiras da Comunidade Deslocados da Província de Pemba, com a doação de 200 máquinas de costura solares. O que permitiu, não só a protecção individual das mulheres e suas famílias, mas possibilitou também uma geração de renda futura. Em 2021, num dos 7 desafio propostos, as Girl MOVERS comprometeram-se com o saneamento e higiene sustentável nas comunidades e escolas de Nampula. Para além de workshops de sensibilização e formações, foram instaladas nas escolas “Pias Fantásticas” - uma solução ecológica desenhada pela start-up moçambicana SUSAMATI, que usa apenas 1 copo de água para cada descarga (200ml vs 10l descarga normal). Bem como um modelo de expansão desta solução para resolver as condições de saneamento em todo o país.

Este programa é apenas possível pela existência de uma rede de inovação composta por múltiplos players, cada um com um papel chave no processo de desenvolvimento e implementação dos desafios, como explica Inês Moreira Barreto, coordenadora do programa, “a nossa rede de impacto partilha a visão de que é urgente aproximar cada vez mais o talento e liderança à comunidade e aos desafios reais, num programa mais prático e relevante, que começa em Moçambique, mas é escalável para o Mundo.”

A UpComing Energies by Galp já se associou ao projecto como parceiro de inovação, bem como a UCP e a Unilúrio. A The L’Oréal Fund for Women, a PLMJ, a Navigator e a MWE também aceitaram o desafio para se tornarem parceiros do Changemaker LAB 2022. Ainda vai a tempo de se tornar parte desta rede de inovação, que conecta especialistas, empresas, talento, criatividade e a nova geração de líderes Changemakers Moçambicanas!