Galp Moçambique apoia inauguração da exposição “Escola do Caminho Longo” e o Centro Futurando da Associação Helpo | Galp Moçambique

A Galp Moçambique e a Associação Helpo inauguraram, recentemente, em Maputo, a exposição fotográfica “Escola do Caminho Longo”, uma iniciativa que retrata os dramas humanitários de 20 crianças deslocadas na província de Cabo Delgado. Ainda no mesmo local, as duas entidades inauguraram o Centro Futurando, um espaço estudantil de acesso gratuito à materiais e ferramentas didácticas associadas ao estudo acompanhado.

A exposição “Escola do Caminho Longo” é da autoria do fotógrafo Luís Godinho e a escritora Maria João Venâncio, na qual as imagens “caminham” com os relatos das crianças fotografadas.

Para a Galp Moçambique, o apoio a projectos sociais é uma das suas directrizes enquanto empresa comprometida com o desenvolvimento integrado do país e isso se reflecte na criação de riqueza e geração de emprego.

“Temos um compromisso e uma ligação de longo prazo com Moçambique e, só no ano passado, investimos mais de 45 milhões de meticais em iniciativas de responsabilidade social, e temos vindo a fazê-lo de forma consistente e continuada. Apoio a iniciativas do género faz parte da nossa missão, mas temos consciência que a nossa actividade deve ir além disso, trabalhando com as comunidades onde estamos inseridos, e encotramos na Helpo um parceiro excelente”, realçou o CEO da Galp Moçambique, Paulo Varela.

O CEO revelou igualmente, que a Galp Moçambique tem parceirias com outras instituições de apoio a deslocados em Cabo Delgado e que existe um plano para a construção de um centro de investigação na província para promover mais oportunidades para jovens.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, destacou a importância de empresas como a Galp continuarem com a missão de apoiar acções de desenvolvimento social, principalmente, no sector da educação.

“O projecto da Helpo marcou a todos, e é exemplar porque tem o objectivo de mudar a vida das pessoas através de resultados tangíveis. Esta é também uma forma de mostrar que a colaboração entre instituições é possível”, disse.

Em Moçambique a exposição “Escola do Caminho Longo” passou pelas cidades de Pemba, em Cabo Delgado, e Beira, em Sofala. Em Portugal passou pelo Museu Nacional dos Coches, Centro Comercial Colombo e Centro Comercial Gaia Shopping.