A Galp Moçambique participou na 1ª primeira exposição e conferência de GPL da África Austral, evento que reuniu, nos dias 17 e 18 de Abril, em Maputo os players de GPL (gás de petróleo liquefeito) para debater os principais desafios e oportunidades do setor.
Líder na distribuição e armazenamento do GPL em Moçambique, a Galp partilhou a experiência no mercado nacional e reconheceu os desafios do país na adoção do GPL como fonte de energia primária, em substituição do carvão e da lenha.
Em Moçambique, 90% da população utiliza o carvão e a lenha como fator preferencial para confecionar os alimentos, uma prática que, para além de causar problemas de saúde pública, contribuí para a desflorestação e emissões de gases com efeito de estufa.
A fim de que mais comunidades tenham acesso a fontes de energia mais amigas do ambiente, a Galp tem vindo a promover a importância da adoção do GPL como uma solução sustentável para a transição intermediária para áreas que dependem fortemente de combustíveis fósseis, rumo a fontes de energia mais limpas e renováveis, enquanto se reduz a emissão de gases de efeito estufa.
No evento apresentámos as garrafas Pluma, Pluma Inteligente, Minicookspot, e Kits Fumukaba, de forma a mostrar a diversidade de oferta que temos e a nossa aposta na inovação enquanto grupo. Aproveitámos a oportunidade para mostrar o nosso compromisso com o setor e solidificar a nossa presença na região.
Por sua vez, o gestor de Retalho de Combustíveis e GPL da Galp, Adácio Mavulula, destacou que “o processo de massificação não se limita às zonas rurais, mas, por exemplo, a zona tampão de Maputo. É um trabalho que envolve o envolvimento de todos: o setor privado, governo, sociedade civil e o setor bancário. Neste sentido, a Galp entende que um fator importante para a massificação está ligado à existência de players que fazem a distribuição do GPL em todo o país e temos por isso, trabalhado com pequenas e médias empresas moçambicanas nesse aspeto, o que tem permitido o crescimento do mercado”.
Com cerca de 700 mil garrafas, a Galp dispõe de mais garrafas GPL comparativamente a todas as outras empresas em conjunto em operação no país. Nos últimos 3 anos a empresa introduziu no mercado mais de 150 mil garrafas, com o objetivo de incrementar o número de garrafas em circulação à luz de inovações que incentivem cada vez mais a adoção do GPL.